Galeto Assado - Galeteria

Foto: Sônia Vill

Essa simples dúvida pode fazer seu negócio ter rumos totalmente diferentes. Já que cada um tem um preço, forma e tempo de preparo, o que influencia diretamente no seu preço final.

No ramo de frango assado, muitas casas que vendem aves assadas acabam adotando o nome de Galeteria por ser um nome que traz um ar específico desse local, mas nem sempre você está realmente comendo um galeto.

Imagine você no final de semana, não quer nem pensar em ir para o fogão preparar comida, resolve ir comprar algo pronto e acabam decidindo pelo “Frango Assado“. Mas mesmo podendo trazer para comer em casa, você decide que quer realmente comer fora e vão almoçar em uma dessas Galeterias.

Lá está você e sua companhia esperando o prato, com aquela fome de doer o estômago e vê o garçom trazendo aquela ave quentinha na sua mesa.

 

Você é capaz de saber se é um Frango ou um Galeto?

Bom, nesse caso com a fome que vocês estariam, essa dúvida seria o de menos. Mas saiba que tem algumas diferenças. Basicamente o que diferencia é o tempo de abate de cada um, com isso o tamanho também é influenciado.

 

  • Galeto

O Galeto é um “Frango” ainda jovem, o abate é feito em no máximo 21 dias de vida. Geralmente pesa em torno de 600g, por ter uma carne tenra, um sabor e textura único, sua carne é uma iguaria. Uma coisa que vale sempre ser lembrado é que nunca deve se comprar um galeto congelado, sempre resfriado, dessa forma a carne se mantém macia e não perde seu sabor.

Ainda sobre o preparo do galeto, um dos segredos é não usar condimentos artificiais em excesso, uma imersão em alho, cebola e vinho já trará um sabor especial.

 

  • Frango

O Frango, que é o mais tradicional que encontramos, tem o seu abate um pouco mais tardio, antigamente era feito entre 60 a 90 dias, mas hoje devido ao cruzamento de raças já se consegue atingir o tamanho e peso com o mesmo tanto de ração, menos antibióticos e no prazo de 40 a 45 dias.

 

  • Galinha Caipira

Outra opção é a Galinha Caipira, nesse caso o abate é muito mais demorado, entre 4 a 10 meses, dependendo do modo de criação que pode ser livre, confinada e semi confinada.

A carne da Galinha Caipira é um pouco mais dura mas também tem um sabor diferenciado, tende a ser mais barato e é muito usada por estabelecimentos que produzem pratos típicos regionais do interior do país.

 

  • Galo Capão

Já o Galo Capão como é chamado, é o galo que foi submetido a castração que acontece com 60 dias, com isso ele tende a comer em maior quantidade e engordar mais rápido, dando uma suculência e sabor na carne.

Diante dessas opções, você pode escolher a que melhor se adeque com o mercado em sua região. Isso é você é quem vai descobrir com suas pesquisas de mercado.

 

  • Crie Variações do seu Produto

Uma dica importante para iniciar seu negócio é criar opções do seu produto, como por exemplo vender o Galeto que é menor por um preço de entrada e também ter Frangos maiores para quem quiser comprar o produto Premium que seria o seu Frango de aproximadamente 1,8 Kg a 2 kg.

Criando essa variação, seu cliente pode ter escolhas e ao invés de não comprar o seu galeto, ele acaba levando o Frango já que sua família é maior e serviria por completo.